Graciliano Tolentino
Entre a poesia e a realidade: uma leitura do Brasil
Capa Textos E-books Perfil
Textos

A FÉ QUE OS SOFISTICADOS NÃO COMPREENDEM

                 

                 Há uma parte do Brasil que nunca entendeu a fé do povo porque jamais precisou dela do mesmo modo que o povo precisou. Observa-a de longe, como quem examina um costume antigo, uma relíquia afetiva, uma herança curiosa de um país ainda insuficientemente educado para os refinamentos da descrença elegante. Tolera-a, às vezes. Estuda-a, quando convém. Explora-a simbolicamente, em certas ocasiões. Mas compreendê-la de verdade, quase nunca compreende.

 

Porque a fé popular não cabe bem no olhar dos sofisticados.

 

Ela não nasce do conforto. Não nasce do tédio intelectual. Não nasce da vontade de parecer profundo diante de uma plateia treinada para admirar complexidade. A fé do povo nasce, quase sempre, da dureza da vida. Nasce quando falta resposta e ainda assim é preciso continuar. Nasce no quarto de hospital, na mesa apertada, na madrugada de angústia, no trabalho que cansa, no luto que esvazia a casa, na mãe que reza pelo filho, no homem que já não sabe como sustentar o peso do mundo e, ainda assim, se ajoelha. Ela não é um ornamento cultural. É, muitas vezes, um modo de não desabar.

 

Talvez por isso incomode tanto certos ambientes que se acostumaram a tratar como superiores apenas as formas de experiência que passam pelo filtro do prestígio. A fé simples do povo não chega com a linguagem certa. Não se explica pelos termos mais celebrados. Não pede licença ao vocabulário dos intérpretes oficiais da sensibilidade moderna. Ela apenas existe, respira, organiza consciências, sustenta limites, consola dores e transmite sentido onde muita gente sofisticada já não consegue oferecer nada além de análise.

 

E análise não consola enterro.

Não sustenta família.

Não atravessa desespero.

Não ensina humildade diante do mistério.

 

É por isso que a fé popular é tão mal compreendida por uma parcela do prestígio nacional. Porque ela lembra, o tempo todo, que o ser humano não vive apenas de explicação, crítica e discurso. Vive também de reverência, esperança, culpa, gratidão, perdão, temor, transcendência. Vive de reconhecer que há algo acima dele e além dele. E esse reconhecimento é profundamente incômodo para todo ambiente que deseja reorganizar a vida humana como se bastassem técnica, opinião e desejo.

 

O problema, no fundo, não é teológico. É moral.

 

A fé do povo ainda preserva uma ideia de limite. Ainda preserva a noção de que nem tudo é permitido, de que nem todo impulso merece ser transformado em direito, de que a vida humana responde a algo maior do que sua vontade imediata. E uma sociedade que perde completamente esse senso de transcendência começa, cedo ou tarde, a perder também o senso de freio. Quando nada é sagrado, quase tudo se torna negociável. Quando não há reverência, sobra apenas administração. Quando o homem já não se curva diante de nada maior, começa a inflar diante de si mesmo.

 

Talvez seja isso que certos sofisticados não suportam admitir: que há mais sabedoria moral em muita religiosidade humilde do que em boa parte do cinismo prestigioso que circula como inteligência superior.

 

Porque a fé popular, com todas as suas imperfeições humanas, ainda ensina coisas essenciais. Ensina que a vida não é inteiramente controlável. Ensina que a dor não elimina o sentido. Ensina que o ser humano não é a medida absoluta de todas as coisas. Ensina que gratidão e dever não são palavras ridículas. Ensina que família, comunidade, pecado, perdão, sacrifício e esperança não são resíduos atrasados de uma civilização vencida, mas elementos profundos daquilo que ainda torna uma vida suportável.

 

É claro que a fé também pode ser mal vivida. Pode ser vazia, teatral, interesseira, manipulável. Tudo que é humano corre esse risco. Mas o desprezo sofisticado por ela não nasce dessa preocupação legítima com seus desvios. Nasce, muitas vezes, de algo mais simples e mais duro: o desconforto diante de uma forma de sentido que não depende do aval das elites culturais para existir.

 

O brasileiro comum sabe disso no corpo. Sabe quando entra numa igreja simples e encontra ali mais humildade, mais consolo e mais verdade humana do que em muitos ambientes lotados de prestígio e escassos de compaixão real. Sabe quando vê uma avó ensinando uma oração a uma criança e percebe, naquela cena pequena, uma continuidade civilizacional que nenhuma moda intelectual conseguiu substituir. Sabe quando descobre, no meio da aflição, que a linguagem do sagrado ainda alcança lugares que a linguagem do poder não alcança.

 

No fundo, é isso que a fé do povo preserva: um espaço interior que o cinismo não consegue colonizar por completo.

 

E talvez seja justamente por isso que ela continue sendo tratada com um misto de tolerância superior e mal disfarçado desconforto. Porque onde a fé permanece viva, o homem ainda não foi totalmente entregue ao império da opinião, do prestígio e da vontade sem freio. Onde a fé permanece viva, ainda existe algo que resiste à pedagogia da dissolução. Onde a fé permanece viva, a vida humana ainda guarda um centro que não pode ser inteiramente administrado de fora.

 

A fé que os sofisticados não compreendem não é apenas crença.

 

É uma forma de permanência.

 

E, em tempos de tanta ruína bem embalada, talvez seja justamente nela que ainda sobreviva uma parte decisiva da alma brasileira.

 

 

Graciliano Tolentino
Enviado por Graciliano Tolentino em 25/03/2026
Alterado em 25/03/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários

Canais oficiais: YouTube Oficial | Facebook Oficial

Capa Textos E-books Perfil