Textos


A MORAL DE MORO DESMORONANDO
- Crônica do dia 18-11-2019 -

Que o Chico Buarque já dizia que “não existe pecado do lado de baixo do Equador”, a gente sabe, porém eu imaginava que essa interpretação era voltada para repudiar as forças conservadoras que sempre ameaçaram a nossa cultura afro-tupiniquim.

Algo como quem diz: “Olha, o conservadorismo e os valores europeus, não cabem aqui!”. Mas, como não é novidade a turma do lado de lá não compreendeu muito isso e extrapolou. Talvez não, talvez apenas tenha feito o que sempre faz: “Ver nossa cultura de acordo com seus próprios valores”.

Porque é importante entender quais são os valores conservadores que o conservadorismo brasileiro quer conservar. É pra travar a língua mesmo. Dá pra fazer outros: De trás do Muro Mora um Moribundo que Mira Moro, e Moro Maravilhado eMaranhava a Miragem de ser Ministro.

Primeiro da Justiça, depois do STF. O prêmio de loteria que o Ex juiz, atual Ministro da (in)Justiça, tanto almeja. E não precisa recorrer nem ao Código de Processo Civil pra entender o que é suspeição. Somos brasileiros, amamos futebol, e ninguém gosta de ver um juiz apitando a favor de um time.

E quando esse juiz apita a favor do time, ele ganha e depois vai comer churrasco junto com a torcida dele, levantando a taça, aí a coisa fica pior, companheiro! Talvez o Lula ainda não tenha pensado nessa metáfora política utilizando partida de Futebol.

Em jogo de sinuca a gente costuma repreender o palpiteiro:

“Bico de fora não pia”.

Mesmo que o “bico” seja do presidente do país que o Capitão do time vencedor proferiu num péssimo inglês:

“I love you”.

É mais ou menos assim que a gente fica pensando essa discussão do STF, especialmente da fala do Gilmar se vão utilizar como referência as matérias do Intercept ou não.

Afinal, já dizia Paulo Coelho: “Existem verdades que são mais verdadeiras que a própria verdade”. Eu to só esperando pra ver que verdade é essa, a do bandeirinha que levantou o braço apontando o “IMPEDIMENTO”, ou a do (ex) juiz que deu vantagem pra seu time do coração.

Graciliano Tolentino
Graciliano Tolentino
Enviado por Graciliano Tolentino em 20/11/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr